Agricultores familiares protestam no Ministério da Fazenda

Produtores receberam a promessa do ministro Joaquim Levy de que haverá reunião com o Ministério do Desenvolvimento Agrário ainda nesta terça, dia 19O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, chegou ao prédio do Ministério da Fazenda, na manhã desta terça, dia 19, para negociar com agricultores familiares que protestavam no local. Depois de conversar com os manifestantes, Levy teve sua entrada liberada.

Fonte: Antônio Cruz/Agência Brasil

As negociações começaram ainda na porta do Ministério, com muita confusão. O ministro foi empurrado por manifestantes e precisou de escolta para entrar no prédio. Levy disse que também estava negociando sobre o tema com o Palácio do Planalto. Ele estava acompanhado do secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, e do secretário de Acompanhamento Econômico, Paulo Corrêa.

Assim que chegou, Levy foi ao encontro dos manifestantes para ouvir as reivindicações e dizer que o governo está aberto ao diálogo. Logo em seguida, entrou no prédio para conversar com alguns representantes da Fetraf. Após a reunião interna, os representantes da Fetraf desocuparam o prédio.

Levy conversou com os agricultores familiares por cerca de 30 minutos, na entrada privativa do ministério. Joaquim Levy estava acompanhado por um pequeno aparato de seguranças. Logo em seguida, ele entrou acompanhado do coordenador-geral da Fetraf, Marcos Rochinski, e de outros representantes da federação.

– Ainda não sei qual é a pauta – disse Levy na conversa com os agricultores familiares, ainda do lado de fora do Ministério da Fazenda.

Segundo o coordenador-geral da Fetraf, Marcos Rochinski, durante a reunião “o ministro se mostrou sensível às reivindicações, mas foi enfático que só pode negociar junto com o MDA, não dá para negociar sozinho. Disse, ainda, que a vida está difícil e que ajustes são necessários, mas se dispôs a tratar a questão com o MDA”.

Na segunda, dia 18, os agricultores fecharam três rodovias federais que dão acesso ao Distrito Federal. As manifestações fazem parte da 11ª Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Agricultura Familiar.

O coordenador-geral da Fetraf, Marcos Rochinski, disse que o objetivo das manifestações é chamar a atenção do governo e da sociedade à necessidade de manutenção dos recursos para programas de agricultura familiar e reforma agrária. Segundo ele, os agricultores temem que programas para a área sofram cortes de recursos com o contingenciamento do Orçamento, que deve ser anunciado esta semana pelo governo federal.