SUPERSAFRA

Açúcar: produção mundial deve crescer na safra 2017/2018

O aumento da produção na Índia, Tailândia e União Europeia vem fortalecendo expectativas de superávit para a próxima temporada

Fonte: Pixabay

As projeções para a atual safra global 2017/2018 indicam maior produção de açúcar, após duas temporadas consecutivas com déficit no balanço entre volume produzido e consumo mundial. Segundo colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o aumento da produção na Índia, Tailândia e União Europeia vem fortalecendo expectativas de superávit para a próxima safra.

Já no Brasil, as previsões para a safra 2018/2019 do Centro-Sul, maior região produtora, apontam para uma estagnação na produção. Argumenta-se que a crise financeira em algumas unidades produtoras ocasionou uma baixa renovação dos canaviais, bem como a diminuição dos tratos culturais, o que deve resultar também em queda na produtividade da cana-de-açúcar.

No geral, as estimativas para a safra 2018/2019 têm apresentado pouca variação entre os analistas, girando em torno de 580 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Quanto ao mix de produção, a temporada deverá ser mais alcooleira, uma vez que se espera que a competitividade do etanol em relação à gasolina continue favorável ao biocombustível.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *