Agronegócio

Veja como foi a cerimônia de posse do novo presidente da FPA

Equipe do Canal Rural, que transmitiu o evento ao vivo, registrou o clima do encontro

A equipe do Canal Rural acompanhou a posse do novo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS).

O evento aconteceu em um clube na capital federal e contou com a presença de 800 pessoas, entre políticos, lideranças do setor agropecuário, amigos, familiares e jornalistas.

Alceu Moreira substitui a ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM-MS), no comando da bancada ruralista com vários desafios legislativos a cumprir e a missão de apoiar o governo federal no Congresso Nacional. O mandato tem duração de um ano.

22h10

Encerramos aqui a transmissão de posse do novo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Alceu Moreira.

22h10

Após os pronunciamentos, os presentes foram convidados a participar de um coquetel em homenagem aos novos membros da FPA.

22h07

“Se apresentando como um soldado de vocês, ao comando de Tereza Cristina, e saudando Alceu como novo presidente da FPA, é que estamos à disposição para fazer um Brasil que todos nós merecemos”, disse Bolsonaro ao encerrar o seu discurso.

Foto: FPA/divulgação

22h04

O presidente cita o ministro da Economia Paulo Guedes, quem ele chamou de “amigo de vocês (produtores rurais)”.

“Nós precisamos das reformas e o Brasil andará para frente se aprovarmos essas reformas. A reforma é do Brasil e com elas no deslancharemos. Eu já plantei 30 hectares de arroz em Mato Grosso do Sul e senti na pele o que é produzir. São Batalhas e desafios”, contou.

“Contem agora com alguém que não via mais atrapalhar e estará ao lado de vocês, para que possam ter segurança jurídica para poder plantar e produzir. Muitas medidas passam pelo parlamento, mas se estou aqui é porque acredito em vocês.

Não existe um país mais bonito e maravilhoso do que o nosso. A chance de fazer o melhor, pois Deus quis com a gente fosse apoiado por vocês. As mulheres ministras – Tereza e Damares – valem por outros 10 ministros”, completou.

22h00

“Satisfação e orgulho em ser convidado para evento como esse, estar entre homens e mulheres que produzem, na locomotiva da nossa economia. Durante a campanha, tivemos a ideia de unir os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, mas depois resolvemos unir forças e temos o Ricardo Salles, amigo do homem do campo”, disse Jair Bolsonaro.

Foto: Canal Rural

21h58

O presidente Jair Bolsonaro sobe ao palco para falar aos presentes.

21h57

O presidente da FPA chamou ao palco o cacique do Parecis, indígena de MT, Ronaldo do Paresi. “”Sejamos dignos e entreguemos os trunfos dos mandatos que nos foram dados e dignidade ao produtor com renda no bolso”, assim concluiu o discurso.

21h55

“A FPA é um polo de solução de vida coletiva para o povo brasileiro e será a marca do governo brasileiro a transversalidade. O Estado existe para servir as pessoas e o governo não é um amontoado de gavetas”

Alceu concluiu o discurso afirmando que a FPA estará à disposição para o desenvolvimento do Brasil.

21h49

Alceu fala que veio da roça com um par de tamancas, o cachorro e o cavalo. Agradeceu os ex-presidentes que construíram a FPA e pediu aplausos para a “sua excelência, o produtor rural Brasileiro”

21h48

Alceu Moreira agradece também o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e cita o embate retórico entre o agronegócio e o meio ambiente. “se agricultor não respeita o meio ambiente, não é agricultor. Se ambientalista desrespeita o agricultor, ele não é ambientalista”.

21h47

O novo presidente da FPA saúda Paulo Guedes. “preocupe-se com a modernização que o país precisa, mande pra nós que com coragem votaremos para fazer a verdade”

“Nada pode ser mais injusto do que cobrar de quem não deve pra pagar quem não merece”, completou Alceu, dizendo que isso acontece todos os dias, com apertos fiscais. “É preciso tratar isso com a Justiça”

Foto: Canal Rural

21h45

Alceu conta a história sobre a indicação do nome para o Ministério da Agricultura. Disse que Bolsonaro pediu três nomes à FPA e encontrou em Tereza Cristina todas as características necessárias para ocupar o cargo.

21h44

Alceu cita orgulho satisfação e humildade por assumir a presidência da FPA. Agradeceu a Jair Bolsonaro, Tereza Cristina e Nabhan Garcia e fez um agradecimento especial ao general Hamilton Mourão, vice-presidente da República.

21h40

É chamado para discurso o novo presidente da FPA, Alceu Moreira

21h40

Agora é anunciada a lista de nomes de deputados e senadores da diretoria da FPA. Confira:

  • Vice-presidente no Senado Federal: Luis Calros Heinze
  • Vice-presidente na Câmara: Sérgio Souza
  • 2º vice-presidente na Câmara: Evair de Melo
  • Vice-presidente Região Sudeste: Arnaldo Jardim
  • Vice-presidente Região Norte: Carlos Henrique Gaguim
  • Vice-presidente Região Nordeste: Marco Aurelio Sampaio
  • Vice-presidente Região Sul: Luiz Nishimori
  • Vice-presidente Região Centro-Oeste: Zé Mário
  • Coordenador Político Senado: Sérgio Petecão
  • Coordenador Político Câmara: Evandro Roman
  • Coordenador Jurídico: Rodrigo Pacheco
  • Coordenador Institucional: Covatti Filho
  • Secretário: Paulo Bengtson
  • Coordenador da Comissão de Meio Ambiente: Neri Geller
  • Coordenador da Comissão de Direito de Propriedade e Minorias: Jayme Campos
  • Coordenador da Comissão de Política Agrícola: Pedro Lupion
  • Coordenador da Comissão de Defesa Sanitária: Domingos Sávio
  • Coordenador da Comissão de Infraestrutura e Logística: Nelson Barbudo
  • Coordenador da Comissão Trabalhista: Acir Gurgacz
  • Coordenador da Comissão de Relação Internacional: Hildo Rocha
  • Coordenador da Comissão de Agricultura Familiar: Celso Maldaner
  • Coordenador da Comissão de Segurança no Campo: Capitão Augusto
  • Coordenador da Comissão de Política de Abastecimento: Joice Hasselmann
  • Coordenador de Comunicação: Zé Silva
  • Coordenador da Comissão de Endividamento Rural: Jerônimo Goergen

21h39

Foto: Canal Rural

“Professor Paulo Guedes, vamos olhar com muita atenção para este setor. Ele  é sobrevivente e temos talvez o setor mais avançado deste país. Quero dizer que agora a nossa responsabilidade no governo do presidente Bolsonaro é continuar produzindo mais, com segurança alimentar, para produzir para o mundo. Hoje, a agropecuária brasileira incomoda o mundo pela nossa eficiência, apesar de o governo querer atrapalhar um pouco. Não é o caso do seu governo, Jair Bolsonaro, que tem nos dito que é hora de desburocratizar o nosso setor e, em apenas 49 dias de governo, temos a impressão que já estamos há um ano avançando.

Essa frente parlamentar será ainda mais forte do que foi no passado. Acredito que a FPA continuará a ser a frente parlamentar mais forte do Congresso Nacional, pois não existe nenhuma outra com essas características. Aqui vai o meu agradecimento para todas as instituições que fazem parte do Instituto Pensar Agro, que trazem todas as soluções para os problemas que enfrentamos no Brasil

Posso dizer que o período que passei à frente da FPA eu cresci muito. Todos acham que o produtor rural é bem sucedido, mas precisamos fazer ainda grandes correções de rumo para que esse setor continue a crescer, gerando emprego para essa gente do campo que tanto precisa.

Viva a agricultura Brasileira, viva o Brasil!”

Discurso final da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

21h31

“Nós temos uma única agricultura hoje no nosso país. Acabando com essa estigma de que temos agricultura dos pequenos, dos médios e dos grandes. Agradecer a volta da pesca, que voltou para onde não deveria ter saído. O Serviço Florestal Brasileiro, com meu colega Ricardo Salles, que desde o primeiro dia, o senhor disse que nós deveríamos andar em perfeita sintonia. O senhor pode ter certeza disso”, disse Tereza Cristina ao presidente Jair Bolsonaro.

21h30

“Tivemos grandes embates e desafios. O agronegócio continua sendo o motor da economia deste país”, continua a ministra

21h30

“Presidente, quero agradecer a confiança que tem nessa Frente Parlamentar entregou à ela a missão de escolher um ministro da agricultura”

21h28

Tereza Cristina manda recado para Paulo Guedes:

“Esse governo trabalha junto, ministro Paulo Guedes. Esse governo tem um time com a mais alta qualificação e é comandado pelo capitão Jair Bolsonaro”

21h26

Tereza Cristina encerra oficialmente seu mandato como presidente da FPA com um discurso para a plateia:

“Estou emocionada de estar aqui hoje, abrindo essa missão de passar o cargo para meu amigo Alceu Moreira. Eu julgo a Frente Parlamentar da Agropecuária uma das mais importantes do Brasil”

21h16

O presidente Jair Bolsonaro chega ao local de evento. Solenidade, antes marcada para às 20h30, deve começar com uma hora de atraso.

Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão
Foto: Rafael Walendorff

20h58

O presidente da República, Jair Bolsonaro, vai chegar dentro de instantes ao evento.

20h48

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, chega ao evento.

Rafael Walendorff/Canal Rural

20h47

A cerimônia está atrasada devido à espera pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

20h43

Novo presidente da FPA, Alceu Moreira, chega ao evento e fala com a imprensa neste momento. Falou em construtivo consenso entre deputados e executivo para avanço das pautas.

Deu destaque para a necessidade de solução para o piso mínimo dos fretes. Falou também sobre estudo que a USP está realizando para que a medida não impacte e prejudique o agro.

Rafael Walendorff/Canal Rural

20h39

Chega o senador Luis Carlos Heinze

Rafael Walendorff/Canal Rural

20h12

O ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, está no evento. Ele conversa com lideranças do agro, como o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz, e o presidente da Aprosoja MS, Christiano Bortolotto.

Rafael Walendorff/Canal Rural

20h05

O presidente da Aprosoja MT, Antônio Galvan, chegou há pouco.

Rafael Wallendorf/Canal Rural

20h02

Valdir Colatto, que já foi presidente da FPA, afirmou que impostos, logística e vários outros temas devem estar no radar do novo presidente da entidade.

Salientou que a bancada defende os interesses do produtor e que, com ela, a produção no país só tem a crescer.

E que agora a FPA tem alinhamento com o governo federal, com o presidente Jair Bolsonaro e o Ministério da Agricultura, comandado por Tereza Cristina.

19h48

O ex-presidente do Instituto Pensar Agro, Fábio Meirelles Filho é outro que marca presença.

O novo diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, chegou agora ao evento de posse da FPA.

Rafael Walendorff/Canal Rural

19h32

O ex-deputado federal e primeiro presidente da FPA, Nelson Marquezelli, chegou cedo ao evento. Após sair da Câmara com o final do oitavo mandato, em janeiro deste ano, ele ficou em Brasília para ajudar a bancada no acompanhamento de projetos importantes na Comissão de Agricultura e de Constituição e Justiça da Casa. O trabalho é em conjunto com o Ministério da Agricultura.

Rafael Walendorff/Canal Rural

19h28

Aos poucos o público começa a chegar. Alguns presidentes de federações de agricultura e pecuária de estados do Nordeste já estão presentes.

Rafael Walendorff/Canal Rural

 

19h17

Como o local do evento está na margem do Lago Paranoá, embarcações da Marinha fazem a segurança no local. Ainda não se sabe se o presidente virá de lancha ou de carro.

Em janeiro, Bolsonaro foi ao encontro do comandante da Marinha em um evento de lancha.

A residência oficial da Presidência da República, o Palácio da Alvorada, também tem acesso ao lago.

19h10

O salão do Clube Naval de Brasília foi preparado para receber 800 pessoas nessa terça-feira, dia 19. Às margens do Lago Paranoá, um reservatório artificial projetado na construção da nova capital nos anos de 1950, o clube tem uma vista privilegiada para a Península dos Ministros, uma das áreas mais nobres do Lago Sul, bairro de classe alta, e também para a Ponte JK, estrutura que virou ponto turístico na cidade.

Rafael Walendorff/Canal Rural
Rafael Walendorff/Canal Rural

19h07

A FPA preparou o lançamento de uma revista institucional com as principais conquistas no ano de 2018. Destaque para a ascenção de Tereza Cristina, então presidente da bancada e que foi nomeada ministra no governo de Jair Bolsonaro

Rafael Walendorff/Canal Rural

19h03

A FPA aproveita o evento desta noite para melhorar a imagem do setor agropecuário. A assessoria espalhou diversas estruturas com mensagens sobre a importância da produção agrícola para a população urbana e a forma responsável e sustentável da atividade no país.

São mensagens sobre a preservação do meio ambiente pelos produtores, o uso consciente de agrotóxicos e a presença dos produtos do agro em diversas áreas da vida e do cotidiano.

Rafael Walendorff/Canal Rural
Rafael Walendorff/Canal Rural
Rafael Walendorff/Canal Rural
Rafael Walendorff/Canal Rural
Rafael Walendorff/Canal Rural

18h52

André Anelli/Canal Rural

Funcionários da Presidência da República, seguranças e oficiais da Marinha fazem a segurança no Clube Naval de Brasília.

18h45

Existe um forte esquema de segurança em função da confirmação da presença do presidente da República, Jair Bolsonaro

 

Nova call to action

18h43

São esperadas 800 pessoas, entre deputados, senadores, políticos do alto escalão do governo federal e executivos estaduais, lideranças do setor agropecuário e jornalistas

Pelo menos 3 ministros são esperados:

André Anelli/Canal Rural

Tereza Cristina, da Agricultura

Luiz Henrique Mandetta, da Saúde

Carlos Alberto Santos Cruz, da Secretaria de Governo