Abigeato: Polícia Civil do RS prende quadrilha que furtou 1.500 animais em um ano

Criminosos abatiam bovinos e ovinos diretamente no campo; carne era transportada em carros roubados e distribuída entre açougues e restaurantes

Fonte: Polícia Civil-RS/divulgação

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu nesta terça, dia 8, uma quadrilha especializada em abigeato (furto de gado) na cidade de Pelotas. Atuando em toda a metade sul do estado, os criminosos teriam furtado cerca de 1500 animais, entre bovinos e ovinos, no último ano. 

Por meio da operação batizada de Castelo, a Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato cumpriu 20 mandados de prisão e 18 mandados de busca e apreensão. Durante a ação, 14 pessoas foram presas, sendo apreendidos materiais como facas, moedores de carne e balança. 

Os criminosos utilizavam carros roubados, removendo os animais das propriedades já abatidos e com a carne cortada em peças. “É uma das principais organizações criminosas responsáveis por inúmeros crimes rurais, principalmente abigeato”, disse o delegado Emerson Wendt.

Durante as investigações, a Força Tarefa chegou a pegar em flagrante pelo menos quatro equipes de carneadores da organização e recuperou 10 carros roubados adaptados para transportar carne. 

Entre os 20 mandados de prisão decretados pelo Poder Judiciário, estão carneadores (indivíduos que iam a campo realizar os furtos), empresários (que receptavam a carne furtada), um advogado (que auxiliava nas ações da organização criminosa) e uma servidora pública da Guarda Municipal de Pelotas (que além de realizar cobranças para o grupo também fornecia informações privilegiadas aos criminosos, como barreiras da polícia).

Os criminosos eram chamados pelos produtores rurais da metade sul gaúcho como “Grupo dos Seis”, por carnearem em média seis animais por vez. De acordo com a Polícia Civil, a carne era levada sempre para a cidade de Pelotas, onde estava “sediada” a organização criminosa, e então repassada a açougues, restaurantes e similares.