Abatedouro clandestino é embargado em município paranaense

Empreendimento abatia de três a cinco bois por dia e poluía rio localUma equipe formada por fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e integrantes do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde embargaram nessa quarta-feira, dia 30, um abatedouro clandestino que funcionava em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

Segundo fiscais do IAP, eram abatidos de três a cinco bois por dia no empreendimento, que não possuía licença ambiental e ainda estava poluindo um rio próximo ao local com o despejo do líquido resultante da lavagem das carcaças. Além do embargo, medida que paralisa as atividades do empreendimento, o proprietário também será autuado pelas irregularidades.

? Ele foi notificado a comparecer ao escritório regional do IAP em Curitiba, onde a multa será lavrada de acordo com o novo decreto regulamentando a Lei de Crimes Ambientais, assinado no último dia 22 pelo presidente Lula, que tornou mais alto o valor das autuações referentes a crimes contra a natureza ? explicou o fiscal do IAP, Joel Moreira.

A carne apreendida foi encaminhada para avaliação na Vigilância Sanitária do município.