Diversos

A reforma agrária está mantida, diz secretário de Assuntos Fundiários

Segundo Nabhan Garcia, memorando que suspendia a reforma não existe. “É um equívoco!”

Nabhan Garcia
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O secretário especial de Assuntos Fundiários, Nabhan Garcia garante: “A reforma agrária está mantida no governo”. Na manhã desta quarta-feira, dia 9, ele esteve na presidência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para esclarecer o memorando que suspendia a reforma agrária. Dali, falou com exclusividade ao Canal Rural.

“Isso não existe! É um equívoco. O documento trata da criação da Secretaria de Assuntos Fundiários no Ministério da Agricultura. Ela deve operar a partir do dia 25 de janeiro. Foi um equívoco. A reforma continua no governo”, afirma Nabhan Garcia.

Nesta terça-feira, dia 8, o jornal Folha de S. Paulo publicou em seu site uma notícia afirmando que Jair Bolsonaro teria determinado que os servidores do Incra paralisassem todos os processos de aquisição, desapropriação ou outras formas de obtenção de terras para o programa nacional de reforma agrária no Brasil.

Além disso, desde a semana passada, circula pela internet a imagem de um memorando atribuído ao Incra que determina o sobrestamento (interrupção do andamento) de todos os processos de aquisição e desapropriação.

O secretário de Assuntos Fundiários se reúne no Incra na tarde desta quarta para elaborar a nota que vai corrigir a informação e vai ser veiculada no site do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Nova call to action

Nabhan manifestou ainda que esse tipo de situação no Incra está ligada com as exonerações que estão sendo promovidas pelo governo Bolsonaro.

“Tem muita gente dentro do Incra que está preocupada com o cargo. Eu não tenho dúvida que isso aqui [o vaivém sobre a reforma agrária] foi fogo amigo. Alguém tentou explorar isso aqui de forma errada, de forma maldosa, para tentar denegrir a imagem do Incra. Isso não existe. Estou aqui com presidente do Incra na minha frente e vamos emitir uma nota oficial”, declarou o secretário.