Nação Agro

Família Nação Agro comemora 35 mil km percorridos capacitando produtores

Iniciativa contou com 400 conteúdos produzidos, além da Caravana Família Nação Agro, que percorreu 60 municípios paulistas; 1º Encontro Família Nação Agro faz balanço da temporada neste sábado

Projeto Nação Agro
Foto: Projeto Família Nação Agro/divulgação

A primeira temporada do Projeto Família Nação Agro está próxima do fim. Ao longo de um ano, a iniciativa contou com cerca de 400 conteúdos produzidos na televisão e no site, além da Caravana Família Nação Agro, que percorreu 60 cidades do interior de São Paulo. No total, foram 35 mil quilômetros percorridos — quase uma volta completa em torno planeta — e 6.000 produtores rurais participando do evento itinerante. O objetivo foi apenas um: levar capacitação e informação técnica.

Para comemorar o resultado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP), em parceria com o Canal Rural, promove o Primeiro Encontro Família Nação Agro, para fazer um balanço dos 12 meses de projeto em Bauru (SP). O grande dia será transmitido pela televisão e pelo Facebook do Canal Rural a partir das 9h deste sábado, 28. Na ocasião, serão abordados temas como alternativas de comercialização de produtos agrícolas, iniciativas empreendedoras, Selo Arte e segurança no campo.

O grande destaque do dia deve ser a divulgação de um documento chamado “Carta de Bauru”, que reúne as principais necessidades dos produtores rurais do estado e resume as reivindicações dos produtores atendidos pelo projeto. Depois de lido, o material será enviado ao governador de São Paulo, João Doria, e ao presidente Jair Bolsonaro.

Caravana Família Nação Agro

Durante passagem por mais de 60 municípios de São Paulo, o evento itinerante abordou temas como rastreabilidade de frutas e hortaliças, adequação às instruções normativas do leite, recuperação de pastagens e regulamentação ambiental. Os palestrantes também abordaram temas mais amplos, como empreendedorismo e sucessão familiar.

“Cada destino era uma demanda diferente com relação aos temas. Quem ditava as necessidades dos produtores eram os sindicatos rurais, que foram nossos grandes parceiros”, comenta a coordenadora do Projeto Família Nação Agro, Andrea Russo.

Projeto Nação Agro
Primeira cidade visitada pela Caravana Família Nação Agro, em Indaiatuba (SP); projeto itinerante visitou dois municípios por semana 

Segundo ela, ao longo dos 12 meses, foi formada uma grande corrente de pessoas engajadas que participaram das palestras. Nas caravanas, participaram instrutores do Senar-SP, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Associação Paulista de Supermercados (Apas), Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Embrapa e do Ministério da Agricultura.

Site Família Nação Agro

As histórias mais marcantes de sucesso e superação, além de conteúdos técnicos, também foram destaques do site especial do Projeto Família Nação Agro. Durante um ano, cerca de 400 conteúdos foram publicados por uma equipe engajada em levar o conhecimento de maneira mais simples. Um exemplo é o casal de produtores rurais que resolveu dar continuidade no negócio da família depois de um curso do Programa de Capacitação no Manejo Intensivo de Produção Leiteira (Proleite) oferecido pelo Senar-SP. A capitação ajudou a propriedade a triplicar a produção de leite e rentabilidade da fazenda.

 

Projeto Nação Agro
Equipe de reportagem do Canal Rural durante gravação em propriedade no interior de São Paulo

Cobertura jornalística no Canal Rural

No portal do Canal Rural, na televisão e nas redes sociais, o telespectador acompanhou todas as informações que o projeto trouxe. Foram diversas entradas ao vivo nos principais programas jornalísticos, como o Mercado & Cia e o Rural Notícias, além de um programa destinado exclusivamente à extensão rural, o Técnica Rural. Nele, o jornalista Tobias Ferraz trouxe tudo sobre as novas tecnologias aplicadas no campo e deu dicas de manejo de diversas culturas, sempre tentando capacitar o agricultor sem que ele saísse de casa.

“Conhecemos muitos produtores e famílias inteiras nas propriedades em que visitamos fazendo reportagens. Ouvimos muitas histórias, umas boas e outras nem tanto”, relata.

Sobre o Projeto Família Nação Agro

O Projeto Família Nação Agro nasceu de uma iniciativa do Senar São Paulo. Em parceria com o Canal Rural, a entidade tem a proposta de capacitar, promover e incentivar o trabalho do produtor rural paulista. Por meio de reportagens, entrevistas e conteúdos nas redes sociais, o projeto aborda, de maneira simples e didática, os principais temas de interesse do homem do campo.