Vai começar a maior feira a céu aberto da América Latina

A 38ª Expointer começa neste sábado (29), em Esteio, no Rio Grande do Sul. O evento é reconhecido como a maior feira a céu aberto da América Latina e, só no ano passado, recebeu mais de 500 mil visitantes. Em 141 hectares no parque Assis Brasil são expostas as novidades de maquinário agrícola e a genética dos animais.

Este ano, são muitas as novidades. A infraestrutura de algumas pistas foi recuperada com recursos gerados pela própria feira. A agricultura familiar vai ocupar um novo espaço e os fãs dos cavalos crioulos serão recebidos em um novo complexo.

O Banco do Brasil, maior parceiro do agronegócio brasileiro, responsável por 65% do crédito do setor, estará novamente incentivando os produtores rurais que visitam a feira e ali encontram novas possibilidade de negócio e investimentos. O gerente de mercado de agronegócio no RS, João Paulo Comerlato, explica que preço dos commodites subiram, mesmo em um contexto de aumento no dólar e de algumas insumos.

– Hoje, nós temos uma expectativa muito boa para a cultura da soja e isso faz com que muitos produtores fiquem otimistas e incentivados a investir na tecnologia, aumentando a produtividade sem ter necessidade de ampliar a área – diz..

Os negócios, da edição anterior, passaram dos R$ 2,7 bilhões. Máquinas e implementos foram responsáveis pela maior parte desse montante (R$ 2.713.250.000,00). Somam-se ainda a esse número as vendas de animais, artesanato e da agroindústria familiar.

O Banco do Brasil tem um portfólio que abrange todos os perfis de clientes e linhas de crédito. Segundo Comerlato, os encargos continuam atrativos.

– Quando a gente fala de mercado, as taxas de juros agrícolas são, em média, a metade da taxa Selic, ou seja, 7,5% para médios e grandes produtores, e um pouco menor para o Pronaf – explica.

A Expointer também é a oportunidade para o público participar de encontros, fóruns e seminários. Espaço ideal para prospectar oportunidades de negócios no restante do ano.