Logística

Sistema de monitoramento protege o caminhoneiro contra acidentes

O Vsafe reduz em até 86% o número de comportamentos de risco nas estradas e emite alertas para motoristas e transportadoras

Divulgação/Veltec

A empresa Veltec, uma das principais fornecedoras de tecnologia embarcada do Brasil, desenvolveu o Vsafe, primeiro sistema nacional totalmente integrado com telemetria e gestão online e processamento em tempo real. Além de evitar e prevenir acidentes, essa integração com a telemetria permite a gestão total da frota, com o mapeamento da velocidade máxima por trechos a partir do histórico das rotas utilizadas pelos veículos da empresa.

De acordo com Dalton Swain Conselvan, diretor geral da Veltec, trata-se de uma evolução na gestão de frotas e motoristas, uma vez que o sistema permite uma visão detalhada desde o momento da ocorrência do evento até a visualização do vídeo gravado da operação com poucos cliques. O Vsafe já está operando em frotas de empresas de grande porte, como a Raízen, Klabin e Ambev.

Esse sistema emite alertas em tempo real ao condutor, e também ao gestor de frota, sobre possíveis situações que o coloquem em perigo. “Essas situações são fadiga, distração, uso de celular, distância perigosa em relação a outros veículos, fumar enquanto dirige e mudança de pista sem acionar o alerta, entre outras”, diz Conselvan.

O sensor de fadiga atua analisando o comportamento do motorista, através de um sistema chamado Driver Status Monitor (DSM). Aliado ao DSM, outro sistema muito importante para o monitoramento do condutor é o Advanced Driver Assistance System (ADAS), que mantém suas câmeras voltadas para a pista.

Dessa forma, se, por exemplo, o motorista não fizer as pausas para descanso estabelecidas por lei, viajando por muitas horas sem parar, quando ele apresentar os primeiros sinais de sonolência, o algoritmo do DSM identificará esse comportamento e emitirá os alertas para que o motorista e o Centro de Controle Operacional (CCO) fiquem cientes dessa situação de risco.

Ao perceber a recorrência dos alertas, o CCO poderá entrar em contato com o condutor para solicitar que ele pare o veículo e encontre um lugar para descansar. Se esse mesmo motorista não respeitar a distância mínima para veículos à frente, trocar de faixa ou até mesmo invadir a pista contrária, por conta da sonolência, é a vez de o ADAS entrar em ação e emitir alertas.

Testes da empresa em situações reais de clientes demonstraram que o uso do Vsafe reduz em até 86% o número de comportamentos de risco nas estradas, ocasionando também a diminuição de acidentes no trânsito. “Nosso sistema também monitora o consumo e as situações onde há desperdícios. Temos cases de clientes que economizam de 6% a 15%. Isso é muito significativo para os empresários. O combustível é a segunda maior despesa das transportadoras, depois dos custos com salários”, explica o diretor.

Pelos cálculos da Veltec, o uso do Vsafe proporciona uma significativa economia, pois uma fatalidade no trânsito pode custar até R$ 1 milhão para a empresa. “Para os próximos anos, nossa expectativa é de crescimento, uma vez que a segurança no trânsito está entre os metas de desenvolvimento da ONU. O órgão tem o objetivo de reduzir pela metade as mortes por acidentes de trânsito. Entendemos que essa é uma questão vital para o Brasil e para os empresários brasileiros também”, conclui o executivo.