NESTE DOMINGO

Mobilizações em apoio a Bolsonaro e às reformas acontecem pelo país

Grupos saem às ruas de cidades brasileiras defendendo atos do governo, como o pacote anticrime proposto por Sergio Moro

Diversas cidades pelo país realizam neste domingo, dia 26, mobilizações em apoio ao governo de Jair Bolsonaro e medidas tomadas em sua gestão, como a reforma da Previdência. Não houve registro de confrontos até o momento.

Em Brasília, os apoiadores se concentraram no gramado da Esplanada dos Ministérios, na altura do Palácio Itamaraty. Cinco carros de som ocupavam a pista com mensagens em apoio à agenda do governo federal como a Medida Provisória 870, da reforma administrativa, a reforma da Previdência Social (Emenda Constitucional nº 6/2019) e os projetos de lei que compõem o pacote anticrime. Os manifestantes também declaravam apoio à Operação Lava Jato e pediam a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Cortes Superiores, conhecida como Lava Toga.

Carregando faixas com mensagens como pedido de aprovação da reforma da Previdência e de apoio ao pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro, a multidão se espalhou pela Esplanada dos Ministérios.

O secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Jorge Seif Júnior, postou uma foto em sua conta no Instagram em que se vê diante do Congresso um boneco inflável com trajes de superhomem e o rosto de Moro.

Foto: Instagram/reprodução

O deputado federal Nelson Barbudo (PSL-MT), coordenador do Infraestrutura e Logística na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), esteve presente no ato e discursou no alto de um carro de som. A deputada Caroline de Toni (PSL-SC), também da FPA, compareceu à mobilização.

Cidades do agro

Municípios que têm boa parte de sua economia ligada a atividades agropecuárias também registram atos em favor do governo Bolsonaro. Em Sorocaba, um dos municípios com maior importância do agro no estado de São Paulo, houve concentração de moradores pela manhã em frente à prefeitura municipal.

Uberaba, município referência em genética bovina no Triângulo Mineiro, registrou um ato de apoio neste domingo. De acordo com a organização, 400 pessoas participaram da mobilização, que pediu a aprovação da reforma previdenciária e a instalação de uma CPI no Judiciário.

Em Mato Grosso, Barra do Garças reuniu manifestantes em apoio a atos do governo na parte da manhã. Em Sinop, os produtores rurais estão à frente do movimento que deve ter início às 16h (horário local) e que deve abrigar uma carreata composta por pelo menos 15 tratores e caminhões. A ideia é juntar 5.000 moradores do campo e da cidade.

“Queremos apenas que se aprovem medidas para o país andar, com mais urgência e sem cortes, da forma como os projetos chegam ao Congresso”, afirma o presidente do sindicato rural de Sinop, Ilson Redivo.

No Rio Grande do Sul, há atos previstos em Passo Fundo (15h), Giruá (15h) e Santiago (16h).

Bolsonaro

Em suas redes sociais, Jair Bolsonaro postou vídeos de mobilizações em cidades como Rio de Janeiro, Brasília, Juiz de Fora (MG) e São Luis (MA). O presidente está no Rio de Janeiro e, como havia anunciado, não participou dos atos de apoio a seu governo. Ao invés disso, esteve em um culto na Igreja Batista Atitude, na Barra da Tijuca, na zona oeste carioca, onde chegou acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

No local, o presidente afirmou que a população está indo às ruas neste domingo para defender o futuro do país. “Hoje, por coincidência, é um dia em que o povo está indo às ruas não para defender o presidente, um político ou quem quer que seja. Ele está indo para defender o futuro desta nação, uma manifestação espontânea com uma pauta definida, com respeito às leis e às instituições, mas com firme propósito de dar um recado àqueles que teimam, por velhas práticas, não deixar que esse povo se liberte”, disse.

Mais tarde, em sua conta no Twitter, Bolsonaro elogiou a população que teria ido às ruas “com pautas legítimas e democráticas”.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


2 comentário em “Mobilizações em apoio a Bolsonaro e às reformas acontecem pelo país

css.php
Assine grátis a melhor newsletter sobre agronegócios do Brasil