CONTEÚDO PATROCINADO

Veja 8 dicas para proteger suas finanças em tempos de crise

Especialista explica como boas estratégias podem fazer o lucro aumentar e prevenir contra movimentos inesperados do mercado

Foto: Thomson Reuters

A administração agrícola em todo o planeta tem se tornado uma atividade cada vez mais precisa e influenciável por fatores como as mudanças climáticas e variações econômicas. Saber com exatidão quando a próxima chuva atingirá uma região ou como o dólar vai se comportar nas semanas seguintes pode ser o diferencial para conseguir o lucro desejável.

Diante desse cenário, uma nova ferramenta promete unir as informações mais importantes para uma tomada de decisão tanto na produção como na venda de soja e milho, as principais commodities agrícolas produzidas no país. Com o auxílio de satélites, gráficos e analistas, é possível “prever” os próximos passos do mercado e do clima com base em dados.

Conversamos com o especialista em commodities Hugo Maggi, que separou oito dicas que podem salvar suas finanças em tempo de crise.

Saiba primeiro as estimativas de produção agrícola e o que elas significam para o seu negócio:

1. Interpretar as estimativas de produção

  • Saber antes

É importante acessar previsões de safras precisas e confiáveis e que são disponibilizadas antes das principais estatísticas governamentais, permitindo a tomada de posições lucrativas — muitas vezes à frente dos concorrentes. A plataforma EIKON faz isso de maneira eficaz, com o cruzamento de dados sempre atualizados.         

  • Modelagem

Gerando estimativas dos resultados de alta qualidade e antes das plantações, da colheita e produção, baseados em relações conhecidas entre clima, rotações de cultura e trabalho de campo. Dentro da plataforma, é possível acessar milhares de dados que podem auxiliar na tomada de decisões, como, por exemplo, o histórico de 30 anos de uma área agrícola e como ela tem se comportado recentemente.     

  • Tecnologia de satélite

Acompanhar o desenvolvimento da cultura e o potencial de produção em países e regiões inteiras. Uma estratégia é a análise de coloração das plantas por meio de satélite, que indica a quantidade de raios ultravioletas que a planta recebeu e se ela precisa de mais para se desenvolver ou se já está no ponto ideal para a colheita. Essa tecnologia faz uma análise do local, promove e entrega uma previsão de safra, de área plantada, produção e produtividade.

  • Investigações de campo

Incorporando o maior número possível de linhas independentes de evidências: modelos, imagens de satélite e tour pelas culturas para revisão e análise feita por profissionais experientes para confirmar ou corrigir valores.

Esse analista é importantíssimo para fazer uma checagem no local e confirmar a precisão dos dados oferecidos. Essa análise ocorre aproximadamente no meio das safras de milho e soja.

2. Calcular preços e decifrar análises

Para conseguir êxito em tempos de crise e variação de preço, é preciso traçar uma boa estratégia e acessar uma cobertura mais abrangente de preços das principais bolsas de mercadorias do mundo, preços correntes, taxas de frete, de exportação globais, taxas de câmbio (locais e cruzadas), além dos dados das principais bolsas do mundo.

Conforme a tarefa de prever os movimentos de preços futuros se torna mais complexa, analistas agrícolas oferecem uma valiosa fonte de insights prospectivos para que haja espaço para uma segunda opinião em relação às estatísticas do governo.

No mercado físico, a chave está nos contribuidores, que atualizam preços locais de praças e prêmios nos portos. A Thomson Reuters usa fontes oficiais como base para fazer o cruzamento de dados e entregar indicativos mais precisos.

3. Acesso a fatos fundamentais: fluxos agrícolas e produtividade

Aqui, o produtor precisa ter acesso aos dados e monitoramento de navios, equipamentos, alfândegas e de inspeção portuária para identificar movimentações de cargas agrícolas e acompanhar os principais fluxos e pontos de descarga globais.

Ferramentas convencionais até oferecem algumas dessas informações, mas com espaço maior entre uma informação e outra, o famoso delay. Nossa ferramenta usa dados próprios e de terceiros, além de análises de como essas ações podem influenciar no mercado, como, por exemplo, um engarrafamento no porto de Paranaguá. Por meio da ferramenta, o cliente pode acompanhar o local do navio contratado para o frete e decidir sobre mudanças de estratégias de venda.

4. Ficar atento ao clima

O clima é um dos fatores mais determinantes para a operação agrícola, e saber como utilizar as variações meteorológicas ao nosso favor é uma das armas que a tecnologia nos oferece. Por esse motivo, fugimos de padrões climáticos centrados nas cidades nos quais a maioria dos meteorologistas se concentra e extraímos nossos dados exclusivamente das regiões de cultivo nos centros agrícolas, com profissionais oferecendo as medições onde elas importam.

Trabalhamos com informações detalhadas para todas as mesorregiões em todo o Brasil. O diferencial é que fornecemos atualizações climatológicas seis vezes ao dia, já que há sempre a possibilidade de uma chuva se antecipar ou desviar do local de interesse. Desta maneira, o produtor pode definir com precisão quando fazer um plantio ou iniciar uma colheita.

5. Perder o medo do mercado futuro

Entender o mercado futuro e perder o medo de fazer operações é fundamental para conseguir lucrar em tempos de crise, já que existem sinais relevantes que podem ser utilizados em favor de quem está comprando ou vendendo.

Nossas análises mostram ao cliente um direcionamento para a tomada de decisão. Com nosso time de especialistas, é possível prever volatilidade do preço e indicar qual o rumo que o mercado futuro vai tomar.

Entre as ferramentas disponíveis no EIKON está a análise de volatilidade das opções, desenvolvimento de estratégias, ferramentas e recursos de gregas e delta-hedging. O cliente tem acesso também a outras vantagens como:

  • Calculadoras e modelos sob medida para a negociação de commodities e derivativos, permitindo-lhe inserir os principais valores e ver os resultados imediatamente.
  • Análise da sazonalidade de futuros, spreads de futuros e spreads de produtos futuros.
  • Mais do que apenas o histórico de preços, spreads e curvas futuras, o volume e as posições em aberto também estão disponíveis.
  • Gráficos dinâmicos, para que você possa visualizar novas oportunidades e trabalhar de maneira transparente com dados internos e de terceiros.
  • Uma ampla gama de calculadoras desenvolvidas sob medida. Incluindo Calculadoras de Margem de Moagem e de Biodiesel, Spreads de Futuros de Commodities e Gráficos de Volatilidade 3-D.

6. Estar muito bem informado

É preciso acompanhar as notícias sobre o mercado global de commodities e ativos financeiros, interpretar o seu impacto e ler relatórios especializados. Oferecemos, neste campo, acesso a dados coletados pelo contato próximo com traders nos principais locais de exportação de grãos, resultando em maior precisão e velocidade. Ainda contamos com quase 200 jornalistas e colunistas especializados em commodities em 20 países, alocados para trazer notícias relevantes, precisas e confiáveis.

Esses jornalistas e articulistas não possuem contato com os analistas de mercado. O papel deles é trazer informações atualizadas de mercados por todo o mundo, sempre corroboradas por dados de preços, análises e gráficos que oferecem uma visão profunda e contexto de mercado.

Essa cobertura do mercado global de notícias incluindo política e macroeconomia, com comentaristas independentes, favorece a tomada de decisões diante de eventuais crises que possam atingir outros mercados.

7. Informar-se sobre oferta e demanda

Acesse e personalize os dados de oferta e demanda atuais e históricos, para fazer uma análise mais sofisticada dos mercados físicos e de futuro. Oferecemos essa informação quase que em tempo real, e o nosso diferencial é o confronto de dados próprios com os oficiais, como da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), oferecendo análises quinzenais detalhadas antes mesmo da divulgação de relatórios gerais.

8. Conectar-se com a comunidade agrícola global

Vivemos, sem dúvida, na era da comunicação. A facilidade da internet permite a troca de ideias entre especialistas, produtores, traders e profissionais do mercado agrícola global sem a necessidade de sair de casa, ou da fazenda.

É conveniente participar em fóruns, como os via chat com editores da agência de notícias Reuters, para discutir as principais tendências e questões do mercado. Nesse local, os clientes podem ter acesso a informações exclusivas antes mesmo que elas virem notícias.

Os colunistas fazem provocações e antecipam apurações para esse grupo seleto, sempre informando que os dados ainda não estão completamente confirmados. Mas, com essa informação de bastidor, é possível se preparar com antecedência para uma possível movimentação do mercado.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


3 comentário em “Veja 8 dicas para proteger suas finanças em tempos de crise

  1. Sem duvida nenhuma nos temos que cada vez mais melhorar nossa tecnologia para plantar,criar,produzir com consciência ecologica sabedoria para colhermos o melhor que a terra pode nos proporcionar. Por tanto parabéns a voces que nos ajudam cada dia mais.

Assine grátis a melhor newsletter sobre agronegócios do Brasil