Agronegócio

Há avanço sobre escolha de local para assinar acordo com China, diz Trump

Em 1º de novembro, o presidente norte-americano disse que Iowa pode ser o novo local para a assinatura da fase um do pacto comercial com os asiáticos

Foto: Xinhua

O presidente da China, Xi Jinping, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continuam em contato para definirem os detalhes do próximo encontro entre eles, disse o porta-voz ministério de Relações Exteriores da China, Geng Shuang.

“Com relação à reunião entre a China e os Estados Unidos, gostaria de salientar que o presidente Xi Jinping e o presidente Trump estão em constante contato por vários meios”, disse o porta-voz, ao responder a uma pergunta em coletiva regular de imprensa.

Na última sexta-feira, 1º de novembro, o presidente norte-americano disse que Iowa pode ser o novo local para a assinatura da fase um do pacto comercial com a China. A assinatura estava
prevista para os dias 16 e 17 deste mês, na cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), no Chile, mas o evento foi cancelado devido a uma onda de protestos no país.

De acordo com Trump, “o local da reunião, para mim, será bem fácil. Mas primeiro, vamos ver se conseguimos o acordo. E se conseguirmos o acordo, o local da reunião será muito fácil. Vai ser em algum lugar nos Estados Unidos”, acrescentou.

Falando a repórteres nesta domingo, 3, Trump defendeu sua política de adotar tarifas à China. “Desde que assumi o cargo, recebemos trilhões de dólares. Trilhões e, francamente, a China perdeu trilhões de dólares, como você bem sabe. Somos de longe a economia número um do mundo”, disse. Ainda assim,”minha relação com a China é muito boa”, concluiu

Antes do anúncio de Trump, o Ministério de Comércio chinês disse, em comunicado, que as negociações estavam avançando, e que os dois lados “chegaram a um consenso em princípio” e estavam discutindo os arranjos das próximas consultas, após um telefone entre os chefes de ambas as delegações comerciais.

Nova call to action