Expointer

Expointer é lançada com expectativa de maior faturamento

Setor de máquinas e implementos agrícolas, responsável pelo maior faturamento da feira, está otimista

De 24 de agosto a 1º de setembro, os 141 hectares do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), irão receber mais de 400 expositores na Expointer, incluindo genética agropecuária de ponta, inovações em máquinas e implementos agrícolas e a diversidade da agricultura familiar. Nesta segunda-feira, 5, durante o lançamento da feira, o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, lembrou que o setor agropecuário é responsável por cerca de 40% do PIB gaúcho, o que faz da Expointer um evento importante para a economia do estado e uma referência para todo o país.

A expectativa de faturamento maior que o ano passado, que foi de R$ 2,3 bilhões, anima os organizadores, especialmente o setor de máquinas e implementos agrícolas. “A Expointer é a grande feira do segundo semestre, e nós temos a esperança que venhamos a vender mais do que o ano passado”, diz o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Cláudio Bier.

A participação de bovinos leiteiros terá aumento de 17,6%, segundo a organização. O total de ovinos inscrições também cresceu: de 709 em 2018 para 782 animais neste ano. A participação de equinos vai ter leve queda, mas mesmo assim os criadores estão otimistas. “O número de animais inscritos é para ser comemorado, e fundamentalmente acho que a Expointer tem se notabilizado nos últimos anos muito mais pela qualidade dos animais que lá estão do que pela quantidade”, afirma o presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça, Leonardo Lamachia.

A Expointer vai reunir autoridades e parlamentares para discutir questões que afetam o agronegócio, como a reforma tributária. “A ministra [Tereza Cristina] já confirmou presença e a expectativa é receber também o presidente da República e o vice-presidente, assim como outros ministros de Estado”, afirma Covatti Filho.