Agronegócio

Encontro Família Nação Agro divulga documento para fortalecer desempenho do agronegócio

Evento que fez o balanço do projeto contou com palestras, homenagens e lançamento da “Carta de Bauru”, expondo as principais reivindicações para ampliar o desenvolvimento do setor e consolidar o protagonismo em segurança alimentar

O Primeiro Encontro Família Nação Agro reuniu neste sábado, 28, em Bauru (SP), mais de 700 lideranças do agronegócio para celebrar o primeiro ano a temporada inicial do projeto Família Nação Agro, uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP) e o Canal Rural.

O evento, que começou com a apresentação do violeiro Yassir Chediak e da Orquestra de Violeiros do sindicato rural de São Carlos (SP), contou ainda com palestras sobre segurança no campo, Selo Arte e comercialização. O encontro também foi marcado pela divulgação da “Carta de Bauru”, documento elaborado junto aos produtores ao longo da temporada do Família Nação Agro, e que contém as principais reivindicações do setor para o fortalecimento do agronegócio.

O presidente da Federação de Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Fábio Meirelles, afirmou em seu discurso que o maior sucesso do projeto foi ter atingido o objetivo de levar aos trabalhadores e produtores rurais as informações que apoiem o constante esforço por mais produtividade, competitividade e sustentabilidade.

Fábio Meirelles
Fábio Meirelles, presidente da Federação de Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp). Foto: Franco Rodrigues/Canal Rural

De acordo com Meirelles, a parceria possibilitou ainda a criação da Caravana Família Nação Agro, que chegou a 60 municípios paulistas, envolvendo mais de 5.000 produtores, trabalhadores rurais e lideranças do agronegócio. “Com a ampla divulgação do Canal Rural, mais de 3 milhões de pessoas já receberam significativas orientações de aprimoramento do processo produtivo”, disse.

O dirigente ainda lembrou que, com o apoio do Sebrae-SP e do governo do estado de São Paulo, foi possível levar conhecimento técnico aos produtores rurais, para que eles possam agregar valor aos produtos agropecuários, de maneira a garantir rentabilidade e se manter no campo.

 

Para Tirso Meirelles, presidente do Sebrae-SP e vice-presidente do sistema Faesp/Senar-SP, a solenidade é mais que uma simples comemoração, é a consagração de uma parceria de muito trabalho e envolvimento. “Às vezes as pessoas não tem dimensão do trabalho que ocorreu aqui no estado de São Paulo, entre o Canal Rural e o Sistema Faesp/Senar. Nós precisávamos ouvir com mais exatidão o produtor rural, e a melhor forma para que isso pudesse acontecer era chegar até ele. E foi a partir disso que surgiram as 60 caravanas”.

“Essas caravanas foram maravilhosas, porque por onde passavam, elas agregavam mais valores, principalmente porque as discussões eram feitas justamente com aqueles que vivenciam os problemas. E novamente afirmo, esse projeto serviu para fomentar e demonstrar a importância sobre o setor e o homem do campo”, afirma o vice-presidente do Senar.

Tirso Meirelles
Tirso Meirelles, presidente do Sebrae-SP e vice-presidente do sistema Faesp/Senar-SP. Foto: Franco Rodrigues/Canal Rural

Para Julio Cargnino, presidente do Canal Rural, na reta final do projeto Família Nação Agro, o sentimento que prevalece é de orgulho. “Para que esse projeto acontecesse, nós usamos de todos os recursos. Conseguimos reunir uma comunidade de 100 mil pessoas, que agora participam de um processo de integração. Essa já é a comunidade do Nação Agro, uma comunidade em prol do conhecimento”, afirmou.

Palestras

O consultor em segurança da Faesp Gilmar Ogawa participou de um painel sobre segurança no campo durante Encontro Família Nação Agro. “Ações como essas são relevantes para mobilizar o produtor rural e trazer informações dos órgãos que os representam, como a Faesp e os sindicatos rurais”, disse.

Segundo ele, é preciso haver efetivo de segurança que atenda às necessidades do campo.  “Também precisamos de um programa permanente de palestras para público adulto e jovem para se protegerem. É importante que as propriedades sejam georrenciadas e que as autoridades tenham ação coordenada”, disse Ogawa.

A auditora fiscal federal do Ministério da Agricultura Claudia Jageneski, participou de painel sobre o Selo Arte, juntamente com o coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da Faesp, Wander Bastos. Ela destacou que há potencial para o crescimento da renda de pequenos produtores. “Mas é preciso informação para que ele consiga atingir esse desenvolvimento”. O Selo Arte, segundo ela, também atua nesse sentido, já que essa chancela atua na valorização do produto e na abertura de mercado para artigos artesanais.

Reconhecimento

Para agradecer o apoio ao projeto, o Família Nação Agro uniu-se ao Sebrae-SP e distribuiu cerca de 60 certificados para todos os presidentes de sindicatos rurais que recepcionaram as caravanas no estado de São Paulo. Além disso, a instituição protocolou um acordo garantindo investimentos em capacitação para os pequenos e médios produtores pelos próximos seis anos.

Nação Agro
Presidentes de sindicatos rurais receberam certificados de participação nas caravanas das mãos de Fábio Meirelles. Foto: Franco Rodrigues/Canal Rural

Carta de Bauru

Um dos momentos mais aguardados durante a solenidade foi leitura e divulgação da “Carta de Bauru” (leia a íntegra no final do texto), um documento idealizado pelos organizadores do projeto junto a produtores rurais para expor as principais reivindicações do setor. Agora, o documento será encaminhado ao governador de São Paulo, João Doria, e ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

Entre principais pedidos expressos na carta, estão a expansão da infraestrutura de comunicação para acesso à internet no campo, possibilitando capacitação a distância, melhores condições de segurança na área rural e a realização de negócios. Também estão incluídos no texto o pedido de atenção sobre a reavaliação do sistema logístico, especialmente em relação à conservação de estradas vicinais para escoamento da produção; e posicionamento referente ao futuro da rede Ceagesp/Ceasa.

A “Carta de Bauru”, entre outros pontos, também sugere o fortalecimento dos instrumentos de seguro rural e de acesso ao crédito. Também cita a implementação de políticas que possam conferir acesso ao novos mercados, com incentivo à exportação de produtos de maior valor agregado; estabelecimento de planos de trabalho para melhor atuação em acordos internacionais; e a desobrigatoriedade de aplicação de vacina contra febre aftosa, para valorizar os produtos pecuários.

Sobre o projeto Família Nação Agro

O projeto Família Nação Agro nasceu de uma iniciativa do Senar São Paulo. Em parceria com o Canal Rural, a entidade tem a proposta de capacitar, promover e incentivar o trabalho do produtor rural paulista. Por meio de reportagens, entrevistas e conteúdos nas redes sociais, o projeto aborda, de maneira simples e didática, os principais temas de interesse do homem do campo.

Assista a íntegra do Primeiro Encontro Família Nação Agro: