Agronegócio

CNA, Senar e Canal Rural fecham parceria para ampliar desenvolvimento digital na agropecuária

O principal objetivo é difundir a informação e conhecimento no campo por meio da identificação das necessidades e buscar soluções através de startups

Arena Rural
Foto: Franco Rodrigues/Canal Rural

Aconteceu nesta quinta-feira, 29, durante a 42ª edição da Expointer, em Esteio (RS), o lançamento do projeto AgEvolution /AgroUP, uma parceria entre o Canal Rural e Sistema CNA/Senar. Juntos, o principal objetivo é difundir a informação e conhecimento no campo por meio da identificação das necessidades dos produtores rurais e da busca de soluções através da conexão com diversos atores como startups, universidades e empresas de tecnologia.

“Estamos na vanguarda da produção e da tecnologia e essa parceria vai nos ajudar a levar o que há de mais moderno e eficiente ao produtor para impulsionar a agropecuária brasileira”, afirmou o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins.

Já Gedeão Pereira, presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), afirmou que o Brasil está exportando e ampliando mercados na agropecuária, e que neste momento acesso a tecnologias é fundamental. “Nada melhor do que investir na tecnologia e ampliar as fronteiras”, destacou.

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, explicou que a capilaridade e o conhecimento técnico da entidade vão contribuir para ouvir as demandas tecnológicas dos produtores rurais.

“Temos trabalhado para desenvolver nossas agritechs, temos feito hackathons para atender as demandas do nosso setor rural e para que continue sendo eficiente e batendo recordes com menos custos por intermédio da tecnologia. Com essa missão criamos nossa rede de inovação agropecuária dentro das Regionais do Senar e Federações, com equipes voltadas para fazerem essa conexão: ouvir o produtor e conectá-lo ao mundo de desenvolvimento.”

Carrara reforçou ainda que a parceria com o Canal Rural no AgEvolution vai ampliar a visibilidade às soluções encontradas e ao trabalho que está começando em cinco estados: Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia e Minas Gerais. “Em breve essa iniciativa vai trazer grandes resultados para nosso setor.”

Segundo o presidente do Canal Rural, Júlio Cargnino, todos os canais estarão direcionados para essa iniciativa. “Será nosso compromisso. Estaremos juntos pelo desenvolvimento da agropecuária digital do Brasil”.

Nova call to action